MELATONINA - O hormônio do sono
RESPONSÁVEL PELA REGULARIZAÇÃO DO SONO, A MELATONINA TAMBÉM POSSUI PAPEL IMPORTANTE NO ESTÍMULO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Você dormiu bem hoje? O sono é uma das funções do corpo mais importantes. É através dele que recuperamos a energia gasta durante o dia e damos descanso para todos os sistemas orgânicos. Lembrando que dormir bem não significa quantidade e sim qualidade do sono. O descanso é imprescindível para o processo de recuperação. Para nos ajudar nessa tarefa tão importante o nosso corpo libera um hormônio chamado de melatonina e é sobre ele que falaremos agora.
Não dormir é uma das coisas mais impactantes pra vida prática porque não conseguimos raciocinar direito, o humor muda bruscamente, irritabilidade, falta de disposição, entre outros sintomas. Acontece que às vezes me acontece uma insônia danada, causada por stress, fico muito agitada e o sono não vem. Contei isso pro meu grande salvador, meu Médico Dr. Vanderlei e ele me falou sobre a melatonina, que de forma resumida é um hormônio que favorece o sono e regula o nosso relógio biológico.
Um hormônio secretado pela glândula pineal, localizada no cérebro, ganha cada vez mais admiradores, que tomam sua versão sintética como que bebe da fonte da juventude. A promessa: ela seria capaz até de reverter a passagem do tempo. Mas os cientistas não têm provas. Reconhecem que a substância é a responsável pela incrível pontualidade do corpo humano saudável, em que cada órgão faz a coisa certa na hora certa. Se tem efeito como remédio é outra história. Por isso sua comercialização ainda é proibida no Brasil. ( mas...eu comprei numa casa de produtos naturais... Fácil, fácil e sem receita ... massss... “Não recomendo que ninguém tome melatonina antes de ouvir um médico de sua confiança ).
Até recentemente, fora da comunidade científica, seu nome só era conhecido de poucos viajantes internacionais e pilotos. Essa gente sabia da sua fama de bloquear o jet lag, o mal-estar que alguns sentem quando mudam de fuso horário. Mas, de uns tempos para cá, a melatonina caiu na boca do povo. E como caiu. Cerca de 3 milhões de americanos não passam sem seu comprimido de melatonina toda noite e 40 000 brasileiros também não vão para cama sem ela. A maré de usuários sobe desde o final de 1995, impulsionada por livros propagando que o hormônio evitaria o envelhecimento. “A melatonina é mais eficiente no combate aos radicais livres do que a vitamina E”, afirmam. Radicais livres são moléculas produzidas durante a respiração que possuem um número ímpar de elétrons ao redor do núcleo. Como esses só gostam de viver em pares, os radicais roubam elétrons de tudo quanto é célula que encontram pela frente, causando estragos que, somados, estão por trás de males diversos, como a perda de memória na velhice e o câncer.
P>S> Vale de novo lembrar que todo medicamento é uma droga e só deve ser utilizado com cautela e com o aval de um médico, porque o que é bom para uns pode ser muito perigoso para os demais !!! Fica a dica!