Exposta no "Museo de la Reina Sofia" em Madri, capital da Espanha, Guernica é a obra mais famosa de Pablo Picasso. Produzida em 1937, o artista espanhol procurou retratar em sua tela de estilo cubista, a face do horror vivenciado pela pequena cidade espanhola de Guernica (daí o nome da obra). O horror no qual mencionei, refere-se ao bombardeio da força aérea nazista, que apoiou o movimento golpista liderado pelo general Francisco Franco, durante o processo de Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Às vésperas de um segundo conflito mundial, a Guerra Civil Espanhola, serviria naquele momento para os nazistas como uma espécie de laboratório, um teste, ou ainda um ensaio de guerra, onde armas e táticas militares foram devidamente colocadas a prova.
Ao tomar conhecimento da barbárie nazista realizada em Guernica, que na ocasião deixara um saldo desastroso de aproximadamente 7 mil mortos, o artista espanhol Pablo Picasso, ficou estarrecido e acabou utilizando seu pincel para retratar a dor, a agonia e o desespero das pessoas que ali estiveram. Acredito que a obra tenha atingido o seu objetivo ao retratar todo o horror e transmitir-nos de forma tão intensa uma sensação de tragédia, pois neste sentido, Guernica ganharia anos mais tarde, dimensão mundial e se tornaria um ícone da luta contra a guerra.
A obra em si está “recheada” de elementos simbólicos e No canto superior esquerdo vemos um TOURO, elemento que se faz presente em diversas obras de Picasso, o que é atribuído ao seu fascínio pelas touradas.
No centro da tela, temos UM CAVALO AJOELHADO, aparentemente ferido, sua expressão é de dor e raiva. Voltado com a cabeça para o touro (o inimigo), o cavalo parece dar um forte rugido, simbolizando dessa forma, toda a angústia vivenciada pelo povo espanhol.
Passamos ao lado direito da obra. Na parte superior, meio que em uma janela, ou uma abertura acima, saem UM BRAÇO QUE SEGURA UM CADEEIRO E UMA CABEÇA DE UMA PESSOA BOQUIABERTA, com olhar e expressão tristes, parecendo não acreditar naquilo que presencia. O candeeiro clareia mais a cena através de uma suave luz, geralmente relacionada à luz da consciência, da razão humana, como se esta clarificasse aos olhos e a mente dos homens acerca dos horrores da guerra.
Logo abaixo do rosto e do braço segurando o candeeiro, encontraremos uma MULHER QUE PARECE SAIR DO ESCURO, em procura da luz emanada pelo candeeiro. ( DORA MAAR- perfil, uma das mulheres de Picasso ) A sua postura, revela um esgotamento, como se ela estivesse carregando um enorme fardo nas costas. Muitos críticos associam a figura desta mulher a de Cristo carregando a cruz.
Na extrema direita da cena, há um homem com os braços erguidos, num gesto de rendição. Observe em seu rosto a expressão de medo e pânico que se une ao olhar para cima, também numa alusão ao bombardeio nazista. Este elemento em especial da cena de Guernica, também é associado ao personagem central da tela Os " fuzilamentos " dos 3 de maio de 1808 de Goya.
![]() |
"Os fuzilamentos" |
( Há um filme magnífico com Natalie Portman que aborda este episódio ).
FICA A DICA << pois CULTURA é CURRÍCULO !!!